Para saber mais:
O Livro do Wireless - Um Guia Definitivo para Wi-fi Redes Sem Fio Segurança da Informação - O Usuário Faz a Diferença Sistemas Modernos de Comunicações Wireless Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos

Antena WiFi biquad com antena SKY

mounted

Entusiastas do wireless vêm transformando antenas a anos. Estabeleceram uma marca de mais de 200 km, usando velhas parabólicas de 3m. O que é muito se comparado com os modernos pratos, tipo sky. O prato parabólico permite focalizar a ondas de rádio para uma antena direcional. É utilizada uma antena biquad, pois é bastante tolerante a erros de montagem e tem um rendimento muito bom. No final a biquad é acoplada a uma velha sky e… eureka, conseguiram detectar APs a mais de 12km.
Construindo a antena

As antenas biquad podem ser construídas a partir de materiais comuns, o que é bom, contudo algum material você terá que comprar.3060000000054037

A coisa mais importante aqui é o pequeno conector N, não me perguntem onde tem. Aqui em Joinville eu sei, na sua cidade… O “N-conector” é padrão na maioria das antenas comercial e você pode conectá-los aos seus dispositivos sem fio usando “pigtails”. O cabo longo é um pigtail com conectores RP-TNC para N-macho que será usado para conectar a antena a um AP Linksys WRT54G. O curto é um RP-MMCX para N-macho para que possamos ligar a antena a nosso cartáo PCI Senao 2511CD PLUS EXT2 WiFi. Também se utilizam 10 metros de cabo coaxial WBC 400 pora não ter de se sentar com o prato no colo. Além é claro, da valha antena SKY.

Trevor Marshall construiu uma das primeiras antenas WiFi biquad encontradas na internet. Aqui se foi um pouco mais fundo nas instruções encontradas em martybugs.net e aqui estão as matérias-primas com que começar:

materials

Um fio padrão  de núcleo rígido, utilizado em instalações elétricas residenciais. Como os executores do projeto não tinham uma placa de circuito impresso disponível, utilizaram uma chapa fina de cobre colada a um suporte plástico, mas é mais recomendável e prático, utilizar uma placa de CI virgem.

O primeiro passo na construção do elemento foi descascar e cortar um padaço de 244 milímetros de fio.

stripped wire

O fio foi marcado em intervalos de 31 milímetros e começou a fase das dobras. Ele deverá ser dobrado em forama de um duplo diamantae. Tenta-se alcançar a maior aproxiomação de cada perna a 30,5 milímetros.

first bends

A maneira mais fácil de fazer curvas muito acentuado no fio de cobre sólido é usar dois pares de alicates.

clamped

Como fica o elemento com todas as curvas completas:

element completed

Em seguida, um quadrado de 110 milímetros de lado, de plástico, para apoio da chapa de cobre ou diretamente um quadrado de circuito impresso virgem com as mesmas medidas deverá ser confeccionado.

panel

Agora deve-se soldar dois pedaços de fio de cobre ao pino N, começando pelo fio externo, pois precisa de um aquecimento maior para uma boa solda.
outside pincenter pin

reflector
Após esfriar, fixe o pinco (conector-N) a base de cobre e solde a parte externa a placa (quadrado de 110 milimetros de lado).

O próximo passo é a solda do laço, elemento em forma de diamante duplo, aos fios verticais. O elemento deve ser apoiado em calços de 15 milímetros para garantir a posição correta.

standoffs

Em seguida, corta-se o excesso dos fios verticais e fica assim:

finished antenna

Para fazer a do nosso elemento ao prato, a maneira mais fácil é modificar o lbnf original, utilizando partes do mesmo. Esta é a aparecncia inicial.

housing

Após a remoção da caixa e dos elementos internos, ficamos com isto:

modified

Anexamos nosso elemento a essa caixa e fica assim, com o cabo coaxial conectado:

connected

Prontinho para anexar no prato da sky:

assembly

Se sua antena é do tipo com offset, ficará como na figura. Para saber se está apontada para o horizonte, deverá ser alinhada a 45º e montada num tubo de suporte com inclinação de, também 45º. Parece apontada para o chão mas está certo. Se for sem offset (modelo em que o elemento fica no centro da parábola) então deverá ser apontada diretamente mesmo.

mounted

Segundo os desenvolvedores, o resultado é exelente e conseguiram se conectar a 12km de sitancia.

Este eu ainda não teste. Assim que montar a minha informo.

Para os que já montaram a sua sinhantena, explicada neste site, segui uma serie de fotos animadoras:

2leep.com

Originally posted 2009-08-17 15:02:02. Republished by Blog Post Promoter

+

57 Responses to “Antena WiFi biquad com antena SKY”

  1. Amigo, a primeira imagem não esta aparecendo, é possível atualizá-la ?

    Gostei do que você fez aí, pretendo seguir o passo a passo.

    Um abraço.

  2. samuel juliano alves on October 6th, 2009 at 10:08

    fis esta antena biquad e coloquei apenas na minha janela so pra testar ela funcionou muitissimo bem agora quero saber se eu colocar uma outra antena biquad na casa do meu vizinho as duas antenas vao entrar em conflito e prejudicar meu sinal e o dele

  3. [...] uma marca de mais de 200 km, usando velhas parabólicas de 3m. O que é muito se comparado com os modernos pratos, tipo sky. O prato parabólico permite focalizar a ondas de rádio para uma antena [...]

  4. Depende o que está querendo fazer Samuel, se for para captar o sinal de um outro ponto, uma não terá a menor interferencia uma na outra. Se for para comunicar um com o outro… não testei, mas acredito que o resultado seja bom.

  5. samuel juliano alves on October 16th, 2009 at 07:34

    vc tem ai o esquema de antenas direcionais de alto ganho porque minha biquad nao tem muito ganho nao ela pega poucos sinais e com qualidade baixa devido a minha localizaçao geologicapor isso quero fazer uma direcional de alto ganho para ver se pego outros sinais melhores se tiver e puder enviar por e-mail aqui segue ele cabelo1.2@hotmail.com desde ja agradeço

  6. olá amigo, veja bem tenho internet na casa de minha mae e eu moro em ap nao muito longe dela tem como pegar o sinal de internet dela e jogar por essa antena da skay e captar no meu ap?
    eu tenho um roteador wireless netgear… como posso fazer pra pegar o sinal no meu ap???
    se puder me ajudar eu agradeço muito amigo!
    abraçoss

  7. tem como em vez de captar vc expandir o sinal da internet pela antena da sky ???

  8. Carlos, tem sim como conectar a casa da tua mãe com a tua. A antena recebe e transmite. O melhor resultado seria alcançado com duas antenas, uma no AP da casa da sua mãe e outra no seu AP. Para reduzir os custos, você pode tentar primeiro com duas sinhantena.

  9. marcio greick on March 16th, 2010 at 19:22

    ola.amigo gostei muito da sua aula,ja havia ate visto algumas antenas
    mas gostaria de saber se vc ja testo esta antena sem visada por favor me manda resposta. pos tenho uma nanostation 2 e quero eenvia sinal a 1 kilometro.

  10. Marcio, não testei a antena sem visada não. Só experimentando.

  11. DEIVES BENDER on June 30th, 2010 at 22:42

    Vc soldou o positivo do fio no negativo^? os dois diamantes no inico vai no negativo e o fim no positivo? fica em curto e funciona??

  12. Isso mesmo.

  13. ola” fusiona com antena parabolica?

  14. Não é a mesma coisa, mas funciona sim. Pra ter certeza dos resultados só testando, mas até já vi na estrada.

  15. Uranus Rodrygues on January 15th, 2011 at 03:12

    Tenho uma antena grade 2.4ghz,e um roteador edimax apg 7209,estaõ a 6 metros de altura,e é uma batalha para conseguir alguma coisa,é um tal de vira antena pra lá,vira pra cá,sobe,desce,muda o angulo e nada.Agora que descobri este projeto,fiquei entusiasmado.Vou montar a antena,e ver se funciona taõ bem,como os depoimentos que li acima.
    espero ser mais um felizardo.De qualquer forma,achei o projeto show de bola.Se tudo der certo,eu aviso.

  16. Valeu, de uma olhada no projeto da antena de lata e da omni, pode ser que sejam mais adequadas para as suas necessidades.

  17. [...] caras estabeleceram marcas inacreditáveis e este projeto de antena wireless usando uma velha antena da sky é muito [...]

  18. Good writing here I really really like the way you write your blogs. I will continue to visit your site in the future to read more great blog posts like this one! This is an awesome post here. love on web fighters :)

  19. [...] Antena WiFi biquad com antena SKY [...]

  20. [...] caras estabeleceram marcas inacreditáveis e este projeto de antena wireless usando uma velha antena da sky é muito [...]

  21. Colega Montei a Minha e coisa e tal só teve uma coisa que eu nao entendi por ser leigo…

    Aonde é ligado a outra ponta do cabo??? no roteador wireless??? no pc???

    valeu abracos

  22. Author, tem que conectar no lugar da antena do seu roteador ou da antena da sua placa WI-FI.

  23. Show de bola a antena, só não estou conseguindo encontrar a placa de cobre e o conector N, alguma sugestão amigo?

  24. We’re a gaggle of volunteers and starting a new scheme in our community. Your web site offered us with helpful info to work on. You’ve done an impressive task and our entire neighborhood shall be thankful to you.

  25. voce e de joinville? eu tb. tem como trocarmos informacoes sobre antenas tenho varios modelos q eu gambiarrei aki

  26. Claro amigo. No momento não tenho nenhum modelo construido. Mas gosto muito da área.

  27. Velho curti muito do esquema como monta mais uma pergunta tenho uma antena mais ela e tipo delinha da certo como nesse tipo de antena ??

  28. Não entendi a sua pergunta, João. Antena de linha?

  29. Galera excelente trabalho , o que eu gostaria de saber é o seguindo posso distribuir o meu sinal para outras pessoas com essa antena ou eu teria que fazer mais alguma coisa ?

  30. Tenho uma dúvida, vc pode me esclarecer? sou estudante de uma universidade, o campus é grande, tenho meu acesso a internet da universidade, moro em frente a ela, porém no 16º andar, e não consigo captar o sinal de lá, tem alguma antena que eu poderia usar para conseguir captar o sinal? Se puder me ajudar, agradeço.

  31. A mais indicada para o caso, seria a sinhantena, bem apontada pode ajudar você. Depende também da antena transmissora, se não mandar sinal para cima também, vai ser complicado pra você conseguir.

  32. E ai galera eu queria q vc tirasse uma duvida minha!!!
    eu tenho a antena da sky so que eu quero transmitir esse sinal e nao receber é possivel ou tenho que fazer algo mais… so que queria transmitir para 10 km com muitas barreiras e possivel?

  33. A antena serva para receber e transmitir, tanto faz, o problema no seu caso são as barreiras. Wi-Fi tem que ter visada.

  34. [...] Source Page: http://antenaswireless.aarca.com/2012/08/11/antena-wifi-biquad-com-antena-sky/ [...]

  35. Hernani dias on April 19th, 2013 at 14:07

    Bom dia,

    pretendo fazer o teste desta mesma ideia, ja tenho dois pratos de parabolica com os lbnf falta-me o cabo conectores e um ap compativel.

    A minha questão passa por saber que tipo de routers são compativeis com este tipo de antena?

    se alguem me poder indicar um o mais barato possivel ou tiver um usado para venda agradeço.

    cumpz

  36. Hernani, se você fizer a adaptação descrita no post, trocar o lbnf por essa conjunto biquad, quelquer AP que te possibilite desrosquear a antena para por outra serve. Você tira a antena orignal do ap e coloca essa.

  37. Hernani dias on April 19th, 2013 at 17:30

    obrigado pela info Migx,

    Estou a tratar de arranjar todo o material, ja tenho o cobre necessario, parabolica e lbnf.

    quanto ao conector e os cabos necessários é que ainda nao consegui encontrar, o conector N, é o mesmo que é utilizado pelo lbnf certo? é designado de forma comum como SAT ^o) ou estarei enganado?

    outra minha duvida é como fazer as soldas, normalmente uso o estanho, nao sei se o meu ferro de soldar tem potencia suficiente para derreter o cobre ou se isso será sequer necessário?

    obrigado mais uma vez

  38. O conector não é o de parabólica não, é parecido, porém menor. Se você pegar o ap e tirar a antena vai ver como é o conector.
    As soldas são comuns, com estanho mesmo, e soldador para eletrônica.

  39. Hernani dias on April 19th, 2013 at 19:29

    ok sendo assim tambem tenho esse equipamento,

    eu sei quais sao os conectores de antenas nos routers, o que me refiro é o tal conector N, e o cabo que fara a ligação no router.

    já agora o fio coaxial a que se referem esse é o mesmo utilizado para a TV /satelite?

  40. sera queda para memandar a relaçao depeças pelo meu email desdeja obrigado

  41. Bom dia pessoal, gostaria de saber se esta antena serve para capitar sinal wifi e qual o tipo de roteador que devo ultilizar para uma distância de 6 km, também preciso do material necessário para confeccionar a antena, a minha antena sky está montada normal para capitar o sinal tenho que ajustar para localização do sinal wifi? aguardo contatoo.

  42. olá, sou de joinville, onde voce encontrou os conectores para comprar? no valgri ou onde? por favor informar! muito grato

  43. joinville, me passa o teu contato para trocar informaçoes sobre as antenas

  44. o amigo, bom dia.depois da antena esta pronta a duvida de alguns como eu tambem pelo que vi esta na conecção entre a antena e o pc. qual fio devo usar , pois o conector N é de um tipo e o do swit ou roteador é outro? se puder me ajudar agradeço.

  45. desculpe por enviar um duvida de novo. só quero entender. quais são os fios depois de pronto.eu entendi tudo só este detalhe tenho quase tudo. estou com uma antena da oi sera que serve?? tambem e deppois só como conectar e qual os fios, agradeço desde já.

  46. boa noite estou com o mesma duvida do colega ai de cima. quando eu montar tudo dertinho , qual o fio devo ter , tenho uma placa pci tl wn551g 54mps.a minha duvida o fio que sai da antena vai até a placa , mais qual é o foi correto , pois a entrado da placa pci é diferente do conector N.??? obrigado.

  47. Howdy! I’m at work surfing around your blog from my new apple
    iphone! Just wanted to say I love reading through your blog and
    look forward to all your posts! Carry on the outstanding work!

  48. Amigo, sou de jaraguá do sul.. achei muito bom seu passo a passo, é isso que esta faltando na net, gente que ajuda..
    Eu tenho uma pergunta, para uns 200metros você acha que consigo captar sinal de um AP sem por antena nele?

    Obrigado…

  49. Pessoal estou gol o equipamento montado, e nao o motivo pela qual ele nao esta funcionando.

    Alguém ai???

  50. Apenas com essa informação é difícil ajudar.

  51. Volmir, é difícil dizer, pois depende de muitos fatores, o wifi é muito suscetível ao ambiente. Só testando mesmo.

  52. Elias, normalmente o conector de antena é tipo N, outras coisas que tem no roteador são cabos de rede ethernet, mas não tem nada a ver com o caso. Desculpe a demora em responder.

  53. It’s an awesome paragraph in favor of all the web visitors; they will get
    advantage from it I am sure.

  54. caros amigos vim parar a este site por acaso e vejo que ha aqui muitas duvidas, vou tentar dar-vos uma ajudinha daquilo que sei. os conectores em questao tem por nome SMA e nao tipo N os equipamentos mais usuais que conheço vêm com conectores SMA…

    o cabo coaxial a usar deve ser o mais curto possivel e as suas caracteristicas sao de transmissao cabos de 50 omios, rg51,rg108 etc

    o dipolo que é a antena em si chamada biquad fica em curto, sim, o VIVO do cabo coaxial liga num dos angulos obtusos a meio da mesma e a massa no outro lado oposto tambem num angulo obtuso .

    espero ter ajudado, abraço a todos alguma duvida assim que volte ao site respondo ct2kdt@gmail.com para maior facilidade… BOAS FESTAS

  55. Amigo bom dia, sou entusiasta destas façanhas e tenho uma dúvida.
    Acredito que esta antena seja para a frequência de 2.4Ghz correto? Como determino a frequência de uma antena se quiser fazer com outras frequências por exemplo?
    Preciso construir uma antena deste tipo para captar sinal em 800 a 900 Mhz.
    Obrigado.

  56. mauricio aita on January 27th, 2014 at 13:18

    Oi gostei do projeto mas n entendi a conexão vou explicar meu caso
    Tenha um Smart tv Philips com wifi ela tem 2 portas usb onde conecto um receptor wifi tipo de modem 3g
    Então onde conectado o cabo da antena wifi que construímos?
    E mais moro em um ap do térreo mas a antena construída deverá ficar no alto do 4 andar ou seja tenho aproximadamente 35 metros de distância da antena construída até ponta do cabo que não sei onde conecto.
    A distância entre a antena e minha tv não vai interferir ? Desde já agradeço.

  57. Oi gostaria de saber se quais as somas q vc fez para chegar nesse resultado pois nós fizemos esse modelo mas o professor quer um relatório completo sobre ela se vc puder mim ajudar eu te agradeceria muito.

Leave a Reply